Em entrevista, anahí fala sobre a anorexia

Anahí sofreu com um distúrbio alimentar, que pouco a pouco, tirou a tranquilidade de sua familia e que fez invalidar sua carreira. Mas, o mais importante é que Anahí esteve a ponto de perder sua própria vida.

Anahí: E quando você fica magra, se vê linda... e é ai que começa o problema. Definitivamente todos passamos por uma mudança, onde você não sabe para onde vai ainda, quem você é, onde está sua personalidade. Não tem como evitar essa mudança. E além do mais, por mais que me encantasse e eu gostesse,  sim, eu estava sobre muitos olhares, que também isso, temos que reconhecer, não é tão normal, então eu nesse momento começava a ver que tinha meninas mais magras que eu e e por ai começou. E a doença me agarrou.

Anahí: No primeiro ano eu pensava que era algo,  que  eu controlava e sem nem se quer estava bem informada D]dessa doença, depois é... comecei a ter problemas físicos. Me sentir mal, então me levaram ao médico e eu já estava com anorexia nervosa havia um ano.

Entrevistadora: Que é quando deixa de comer?

Anahí: É para de comer por um longo tempo, e depois comer um pouquinho. sobretudo seu corpo começa a deixar de funcionar como deve. Então, quando me levaram ao médico e soube o que era, no lugar de perder a vontade ou pensar "eu não quero mais ter isso". Infelizmente ai meu deu foco, me prendeu no que era o controle da doença, e esse é o perigo da doença. Porque me disseram que tinha anorexia. O que é anorexia? comecei a me informar e informar e informar, e infelizmente quanto mais me informava, mais ideias me dava para continuar fazendo.

Irmã de Anahí: O que ela tem abordado muito, é que as pessoas não se dão conta, mesmo que a garota seja muito próxima a família, não é possível perceber, porque a pessoa sempre tem algumas respostas fáceis que te fazem cair na lábia dela

Anahí: O problema foi que comecei a ter mais ideias. Então eu pensei "ah também existe a bulimia. Ou seja, quando eu não aguentar mais ficar sem comer, como, mais depois faço voltar do estomago."  Se transformou em uma bola, que crescia, e crescia... Foi um problema grande, que durou 6 anos com essa doença. Anorexia e bulimia, tudo junto.

O transtorno alimentar de Anahí, a levou a um ponto extremo. Onde seu coração começou a falhar.

Irmã de Anahí: Seu coração parou alguns segundos, e foi tão difícil ver que uma das pessoa que eu mais amava estava indo e eu não podia fazer nada.

Anahí: Tive um problema no coração porque meu corpo estava fraco. os nutrientes do meu corpo estavam muito baixos e o potássio, e todas as coisas que o corpo precisava pra estar bem, sábio e VIVO. Então houve um problema no meu coração no qual eu cheguei ao hospital e não lembro de nada, eu perdi a conciência e... e depois de um tempo, voltei a estar em mim e tudo, e foi ai que eu realmente senti como se meu corpo me deixasse sabe? Não sei como te explicar, sentia que ela ia me abandonar.  Sentia que, não sei, eu tinha 19 anos. E eu senti que não aguentava. Pois quando eu pude voltar a abrir os olhos e ver meus pais com essas caras de dor e medo, porque eu imagino que essa é a maior dor do mundo. Ver que seu filho, está indo e naõa poder agir. Além do mais por uma estupidez, porque é uma estupidez essa doença. Infelizmente nos consome. E eu sabia que era uma estupidez, mas como sair? Então nesse momento eu pensei "Meu Deus se você me levantar dessa cama eu te juro, que nem sei como vou fazer, mais eu vou sair disso." Então comecei a me tratar, mas me tratar convencida. Porque quando nos tratam sem nos queremos, somos tão inteligentes quando temos essa doença que você inventa umas histórias, que não são verdaxdes, mas você faz com que elas se tornem isso, você se torna tão inteligente tão rápido para responder. Que inventa umas histórias, que já comi, que isso e aquilo... envolve a todos, e eles acreditam.

Irmã de Anahí: Foram tantas recaidas. Foram tratamentos fortes, porque a pessoa quando está doente. Não aceita.

Anahí: Eu tinha medo. Pensava "eu vou me recuperar, então eu vou ficar gorda." Porque claro sua mente tem esse problema. Tem que aprender a viver com ele.


Irmã de Anahí: Creio que a família sofre mais que a pessoa que está doente. Porque eles sabem a seriedade, não chegam tão ao fundo, mais não sabem o que vai acontecer.

Anahí: Com meus pais, eu sei que eu lhes devo, e eu sigo pedindo perdão até o dia de hoje porque eu os machuquei muito. Por isso passei por clinicas, médicos, hospitais e decidi que queria parar.


Irmã de Anahí: Ela começou a melhorar quando já era possível tocar no assunto, falar sobre isso e saber como ela estava, e o que estava sentindo.


Anahí: Então comecei a me tratar, Mais sobre tudo comecei a tratar aqui, sabe? (apontando para o coração), acredito que isso foi o que me ajudou muito. Mais é claro os psicólogos, terapias. É muito importante se aproximar de pessoas que sabem tratar disso.

Irmã de Anahí: Ela mostrou a mim e a minha familia, as pessoas que gostam dela que é mais forte que isso, que pode seguir adiante.

Anahí: É dificil de lembrar, porque no começo não sabia se ia contar. Então de repente digo: Não quero estar nisso, mas não sei como sair. E é isso  que muitas meninas me escrevem nas cartas, ou eu não quero mais estar doente, mas como eu faço? como eu queria ter essa resposta agora. Porque se você me ver agora, depois de estar quase 6 anos recuperada poderá ver que continua doendo, mas eu sou uma guerreira. Se eu posso, você também pode







Nenhum comentário:

Postar um comentário